26.1.10

Dissertação, a saga

Este é o primeiro post do que, acredito, virará uma saga - o processo de escrever uma dissertação. Como este já devem existir trocentos outros blogs, diários e relatos, mas, pra variar, isso não fará diferença. Talvez a maior discrepância entre este e os que já existem é que este não se leva a sério, portanto, não vou me cobrar escrever todo dia, meticulosamente, cada passo do processo. Vou postando à medida que forem surgindo coisas interessantes ou pertinentes.

Começamos então com algo super pertinente: não sei sobre o que diabos escrever! Tenho ideias e vontades, mas nada certo ainda. Reuniões com o orientador terminam com a mesma tarefa de casa - olhar a literatura e dar um retorno para marcar outra reunião. Estou perdida nessa literatura e não sei sobre o que ler. Tudo que possa ter a ver com meu tópico?? Acho meio louco esse objetivo.

Outra coisa bem interessante é que, em duas ou três vezes que me propus a ler algo seriamente, com atenção, fui facilmente distraída por diversas outras coisas. Agora, por exemplo, a técnica medieval de arrancar pêlos com pinças me parece incrivelmente mais emocionante do que a dissertação mal escrita que estou tentando ler (abordando quase o mesmo assunto que eu devo abordar). Até edital de concurso eu já li. E a dissertação não desce...

Devo ficar imune ao sentimento de culpa no final disso tudo, hein?

Ok, vou tentar ler um artigo sobre como escrever dissertações. Quem sabe tem uma dica lá, tipo "vencendo a inércia inicial".

No comments: