5.11.08

A esperteza brasileira

Fila de banco - uma forte concorrente ao prêmio de maiores provocadores da ansiedade e do tédio.

A fila do banco sempre parece andar mais devagar do que poderia, não estivessem os caixas com tanta má vontade; não fosse o ambiente tão inóspito; não fosse tão difícil para o cliente da frente entender o que lhe está sendo dito.

Para completar a maravilha que é a fila do banco, surgiu a malandragem brasileira, que azeda qualquer situação para o ser humano mais normal, dotado (ou munido) apenas de ética e moral comuns. A estratégia consiste em entrar na agência, mirar no último coitado parado em pé na fila e atirar, de cara lavada: "Olha, eu estou aqui atrás, mas vou ali [inserir ação da lista abaixo] rapidinho e já volto. Segura pra mim o lugar."

"Vou ali" poder ser para:
- Sacar dinheiro no caixa automático,
- Falar com a gerente,
- Tirar uma dúvida com o segurança,
- Ir ao banheiro,
- Comprar uma bala de menta ou mesmo,
- Entrar em outra fila!

Ou seja, o esperto quer estar presente em dois lugares ao mesmo tempo (se não mais!). Não!, isso não é possível! O conceito de filas implica em esperar. Não é possível otimizar o tempo dentro do banco pedindo para um mané guardar o seu lugar na fila. Ele não pode fazer isso por um simples motivo: o mané é uma só pessoa. Ele pode representar apenas um ser humano sobre este globo terrestre. Sendo assim, o dever de cada um é aceitar que banco é uma perda de tempo e viver a perda de tempo, de coração aberto.

Quer uma dica? Entre no banco sabendo o máximo possível daquilo que você pretende fazer. Quer abrir uma conta? Leve TODA a documentação. Quer fazer um depósito? Aprenda a usar os caixas automáticos. Quer pagar uma conta? Pague pela internet. Somente assim será possível diminuir as filas de espera no caixa e as perguntas simples respondidas pelos gerentes (que têm suas próprias filas de espera!).

Não me levem a mal, mas não, eu não posso guardar o lugar de ninguém na fila! Eu mesma gastei preciosos 30 minutos do meu tempo catando respostas e emitindo boletos para então ficar mais 15 minutos parada na fila. E se eu fiquei parada, o esperto e a esperta vão ficar também. É isso ou mudar de profissão - vou virar representante oficial de pessoa física, ou seja, guardadora de lugar.

No comments: